quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Resumo Absolutismo

Absolutismo 
Alunos: Pedro Paulo Zuch  Grupo:Ingrid
              Cristina Andréia

O absolutismo é uma forma de governo onde todo poder está concentrado em uma só pessoa, normalmente essa pessoa é um rei ou uma rainha. O absolutismo aconteceu em um período entre os séculos XVI (16) e XVIII(18), para se ter uma ideia , nesse tempo o absolutismo era chamado de “Direito divino aos Reis” pensava-se que a autoridade do rei vinha diretamente de Deus . O absolutismo era um grande benefício para a burguesia que apoiava o rei no poder, dessa forma os comerciantes patrocinavam os negócios do rei, e como recompensa eram beneficiados nos negócios do estado. Diversos países da Europa foram governados de forma absolutista. A França, por exemplo, foi governada pelo Rei Luís XIV(14) o mais célebre absolutista Francês que foi conhecido como o “Rei do sol” famoso pela frase “O estado sou eu”.
       Em Portugal o poder dos reis não era absoluto, pois era dividido com as cortes e outras entiadas soberanas. No entanto o poder dos reis foi aumentando com o passar do tempo, que se verificou no reinado de João V.
        Na Espanha, o Rei Fernando de Aragão se casou com a Rainha Isabel de Castela, esta unificação deu origem ao absolutismo na Espanha.
         Com o surgimento do iluminismo e de ideias defendidas pela revolução Francesa, o absolutismo chegou ao seu fim, depois de uma tentativa falhada de uma reforma. Foi substituído em muitos países pela republica e ficou conhecido como o antigo regime.

Fernando II de Aragão, ao centro, com suas duas esposas: Isabel I de Castela, a primeira, à esquerda; e à direita a segunda, Germana de Foix:



Nenhum comentário:

Postar um comentário