quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Curiosidades: Colonização do Brasil

Caramuru – A Invenção do Brasil é um filme inspirado no descobrimento e na colonização do Brasil .



A invenção de um país chamado Brasil começa em Portugal, onde o talentoso pintor Diogo Álvares (Selton Mello) cultiva a arte de embelezar a realidade, o que lhe cria alguns problemas com o comandante Vasco de Athayde (Luís Mello). Diogo é contratado por Dom Jayme (Pedro Paulo Rangel), o cartógrafo do Rei, para ilustrar os mapas que seriam usados nas viagens de Pedro Alvares Cabral mas, Diogo envolve-se com a sedutora Isabelle (Debora Bloch), francesa que frequenta a corte em busca de ouro. A sedutora cortesã rouba o mapa de Diogo, que é então, punido e deportado para as costas brasileiras, onde conhece a bela índia Paraguaçu (Camila Pitanga) e sua irmã Moema (Deborah Seco), vivendo então o primeiro triângulo amoroso da história do Brasil.


Os nomes do Brasil

O Brasil já teve oito nomes antes do atual: Pindorama (nome dado pelos indígenas); Ilha de Vera Cruz, em 1500; Terra Nova em 1501; Terra dos Papagaios, em 1501; Terra de Vera Cruz, em 1503; Terra de Santa Cruz, em 1503; Terra Santa Cruz do Brasil, em 1505; Terra do Brasil, em 1505; e finalmente Brasil, desde 1527.

Por que Brasil?

O Brasil recebeu este nome porque nos primeiros anos de sua colonização era extraída das matas na costa brasileira a madeira chamada pau-brasil. Ela era usada para tingir tecidos e a cor que produzia era a cor da brasa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário